CURSO ONLINE
APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS:
SABERES PARA A TRANSFORMAÇÃO SOCIAL.
O GRANDE DESAFIO DO EDUCADOR
Construir um ambiente de aprendizagem de qualidade é um dos grandes desafios enfrentados no Brasil, em especial pelos professores que atuam em escolas públicas e se deparam, cotidianamente, com situações de desvalorização profissional, violência e falta de recursos.
Você não consegue engajar os estudantes? Sente que o que você ensina não os motiva? Quer ver o que você ensina impactando a vida real dos estudantes e a sociedade? A resposta para essas questões está no método APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS.
Sobre o método
Atuando com esse método a mais de dez anos, já desenvolvi inúmeros projetos, alguns deles premiados, e posso garantir que essa ferramenta, se bem aplicada, pode engajar os estudantes, gerar aprendizado e resultar em ações reais de benefícios para a sociedade.
Foi isso que vivenciei com meus alunos quando desenvolvi com eles o projeto “Olhos de emoção, ouvidos de fantasia: produção de audiolivros para crianças cegos.” Ao identificar que os estudantes tinham problemas com a leitura oral, resolvi produzir com eles audiolivros para atender aos estudantes cegos da rede de ensino. Com isso, eles passaram a ver um sentido real para a leitura: atender a crianças cegas. E foi assim que eles qualificaram suas leituras orais, ampliaram o repertório literário e fizeram uma ação social de impacto.
Os ganhos de se trabalhar com a Aprendizagem Baseada em Projetos são inúmeros:
Benefícios
- Autonomia do estudante para construção de soluções para problemas reais;
- Aprendizado focado no impacto social;
- Desenvolvimento socialemocional através do trabalho em equipe;
- Apropriação de um comportamento pesquisador a partir dos processos de planejamento, execução, testagem de produto e avaliação.
- Ampliação dos conhecimentos a partir de um trabalho interdisciplinar.
O QUE VOCÊ IRÁ APRENDER
Ao fazer nosso curso, você vai aprender a como definir um tema partir da identificação problemáticas reais, o passo a passo do planejamento, como definir os objetivos e relacioná-los aos conteúdos curriculares, estratégias de engajamento, como avaliar a partir de rubricas avaliativas (indicadores de avaliação), como escolher os recursos didáticos e como fazer o relato dos projetos.
GARANTA AGORA SUA VAGA
APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS:
Entre para a nossa lista de espera e aguarde a abertura da próxima turma.
Benefícios
Então, o que você está esperando para usar Aprendizagem Baseada em Projetos para transformar a sua prática como professor, engajar seus estudantes e impactar a sociedade? Preencha o formulário a seguir para receber, em primeira mão, as informações sobre o curso que logo será lançado: Aprendizagem Baseada em Projeto: saberes para transformação social.
-LEITURA E INCLUSÃO-
AUDIOLIVRO PARA ESTUDANTES CEGOS
O projeto foi desenvolvido com estudantes do 7º ano que tinham aversão à literatura e sérios problemas de leitura oral: leitura sem variação de entonação, desrespeito à pontuação, sem interpretação vocal. Ao lerem para pessoas cegas, os alunos qualificaram suas leituras e passaram a ter maior interesse pelos gêneros literários.
Projeto vencedor do prêmio Professores do Brasil 2018
MAIS PROJETOS REALIZADOS
Aqui estão alguns dos meus projetos já realizados.
Projeto Poeticamente Paulista
O objetivo do projeto foi desenvolver as habilidades leitora, escritora e oral dos estudantes no gênero poético, usando para isso um estudo da história local.
Projeto classificado entres os 50 melhores do Brasil no Prêmio Educador nota 10 de 2009.
Olhos de emoção ouvidos de fantasia: produção de áudio livro para estudantes cegos
O objetivo do projeto foi qualificar a leitura oral dos estudantes e ampliar seu repertório literário a partir da produção de audiolivros para estudantes cegos.
Projeto vencedor da etapa estadual do prêmio Professores do Brasil
Projeto Turma da Poesia
O objetivo foi desenvolver as habilidades leitora, escritora e oral dos estudantes no gênero poético, explorando, principalmente, os recursos figurativo e lúdico na leitura e produção do poema e as técnicas orais para a declamação.
Projeto A hora do Debate
O objetivo do projeto foi qualificar as habilidades argumentativas oral e escrita dos estudantes a partir do planejamento, produção e avaliação de debates.
Projeto classificado entres os 50 melhores do Brasil no Prêmio Educador nota 10 de 2008.
Em mulher nem com uma flor
O objetivo do projeto foi desenvolver nos estudantes um olhar mais crítico sobre a problemática social da violência contra a mulher a partir da leitura e produção de cordéis e da criação de uma instalação artística. Projeto vencedor do prêmio Maria da Penha vai à escola de 2019.
Educação para o trânsito
A vida sobre duas rodas (2017) Desligue o celular e ligue a vida(2018)
Os projetos desenvolvidos tiveram por objetivo levar o aluno a adquirir uma consciência cidadã sobre o comportamento no trânsito.
Projetos vencedores do prêmio Detran de Educação para o trânsito, 2017 e 2018
Fuja da fake, foque no fato
Dentro do campo da educação midiática, o projeto teve por objetivo levar o estudante a compreender o impacto das fake News na campanha de vacinação contra a Covid 19 e a ter um comportamento mais curador, crítico, seletivo no ambiente virtual a partir de um estudo sobre as Fake News.
Confira a entrevista no botão saiba mais.
Parede sonora contra o racismo
Dentro do campo da educação midiática, o objetivo do projeto foi desenvolver nos estudantes uma leitura mais crítica de textos digitais e impressos que exploravam a temática do negro.
A partir de uma prática de multileituras – charge, meme, música, cordel, livro – os estudantes se apropriaram de um olhar leitor mais curador para perceberem como os diversos textos dialogavam na construção de um discurso racista.
Projeto Aconchego da Leitura
Muitos fatores contribuem para a formação de um leitor; e entre eles estão o convívio da criança com um espaço atrativo de leitura e seu contato permanente com os mais diversos gêneros literários. Geralmente estes dois fatores concretizam, nas bibliotecas que um papel importantíssimo na promoção de leitores. No entanto a realidade brasileira é de carência de bibliotecas escolares.
Rua Parnamirim, 304, Arthur Lundgren 1, Paulista, PE, Condomínio Park Jardins, edf. IPÊ, 1304, CEP: 53417-470.
contato@glaucioramos.com.br
+55 (81) 98727-0222