CURSO ONLINE

APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS:

 SABERES PARA A TRANSFORMAÇÃO SOCIAL.

O GRANDE DESAFIO DO EDUCADOR

Construir um ambiente de aprendizagem de qualidade é um dos grandes desafios enfrentados no Brasil, em especial pelos professores que atuam em escolas públicas e se deparam, cotidianamente, com situações de desvalorização profissional, violência e falta de recursos.

Você não consegue engajar os estudantes? Sente que o que você ensina não os motiva? Quer ver o que você ensina impactando a vida real dos estudantes e a sociedade? A resposta para essas questões está no método APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS.

Sobre o método

Atuando com esse método a mais de dez anos, já desenvolvi inúmeros projetos, alguns deles premiados, e posso garantir que essa ferramenta, se bem aplicada, pode engajar os estudantes, gerar aprendizado e resultar em ações reais de benefícios para a sociedade.

Foi isso que vivenciei com meus alunos quando desenvolvi com eles o projeto “Olhos de emoção, ouvidos de fantasia: produção de audiolivros para crianças cegos.” Ao identificar que os estudantes tinham problemas com a leitura oral, resolvi produzir com eles audiolivros para atender aos estudantes cegos da rede de ensino. Com isso, eles passaram a ver um sentido real para a leitura: atender a crianças cegas. E foi assim que eles qualificaram suas leituras orais, ampliaram o repertório literário e fizeram uma ação social de impacto.

Os ganhos de se trabalhar com a Aprendizagem Baseada em Projetos são inúmeros:

Benefícios

  • Autonomia do estudante para construção de soluções para problemas reais;
  • Aprendizado focado no impacto social;
  • Desenvolvimento socialemocional através do trabalho em equipe;
  • Apropriação de um comportamento pesquisador a partir dos processos de planejamento, execução, testagem de produto e avaliação.
  • Ampliação dos conhecimentos a partir de um trabalho interdisciplinar.

O QUE VOCÊ IRÁ APRENDER

Ao fazer nosso curso, você vai aprender a como definir um tema partir da identificação problemáticas reais, o passo a passo do planejamento, como definir os objetivos e relacioná-los aos conteúdos curriculares, estratégias de engajamento, como avaliar a partir de rubricas avaliativas (indicadores de avaliação), como escolher os recursos didáticos e como fazer o relato dos projetos.

GARANTA AGORA SUA VAGA

APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS:

Entre para a nossa lista de espera e aguarde a abertura da próxima turma.

Benefícios

Então, o que você está esperando para usar Aprendizagem Baseada em Projetos para transformar a sua prática como professor, engajar seus estudantes e impactar a sociedade? Preencha o formulário a seguir para receber, em primeira mão, as informações sobre o curso que logo será lançado: Aprendizagem Baseada em Projeto: saberes para transformação social.

-LEITURA E INCLUSÃO-

AUDIOLIVRO PARA ESTUDANTES CEGOS

O projeto foi desenvolvido com estudantes do 7º ano que tinham aversão à literatura e sérios problemas de leitura oral: leitura sem variação de entonação, desrespeito à pontuação, sem interpretação vocal. Ao lerem para pessoas cegas, os alunos qualificaram suas leituras e passaram a ter maior interesse pelos gêneros literários.

Projeto vencedor do prêmio Professores do Brasil 2018

MAIS PROJETOS REALIZADOS

Aqui estão alguns dos meus projetos já realizados.

esp-031-lingua-portuguesa-explorar01

Projeto Poeticamente Paulista

O objetivo do projeto foi desenvolver as habilidades leitora, escritora e oral dos estudantes no gênero poético, usando para isso um estudo da história local.

Projeto classificado entres os 50 melhores do Brasil no Prêmio Educador nota 10 de 2009.

Professor-Glaucio-Ramos-Mini-Biografia

Olhos de emoção ouvidos de fantasia: produção de áudio livro para estudantes cegos

O objetivo do projeto foi qualificar a leitura oral dos estudantes e ampliar seu repertório literário a partir da produção de audiolivros para estudantes cegos.

Projeto vencedor da etapa estadual do prêmio Professores do Brasil

images

Projeto Turma da Poesia

O objetivo foi desenvolver as habilidades leitora, escritora e oral dos estudantes no gênero poético, explorando, principalmente, os recursos figurativo e lúdico na leitura e produção do poema e as técnicas orais para a declamação.

 

debate01

Projeto A hora do Debate

O objetivo do projeto foi qualificar as habilidades argumentativas oral e escrita dos estudantes a partir do planejamento, produção e avaliação de debates.

Projeto classificado entres os 50 melhores do Brasil no Prêmio Educador nota 10 de 2008.  

Screenshot_1

Em mulher nem com uma flor

O objetivo do projeto foi desenvolver nos estudantes um olhar mais crítico sobre a problemática social da violência contra a mulher a partir da leitura e produção de cordéis e da criação de uma instalação artística. Projeto vencedor do prêmio Maria da Penha vai à escola de 2019.

original-275c2b141bd5f0743aa2b11e68950800-780x405

Educação para o trânsito

A vida sobre duas rodas (2017) Desligue o celular e ligue a vida(2018)

Os projetos desenvolvidos tiveram por objetivo levar o aluno a adquirir uma consciência cidadã sobre o comportamento no trânsito. 

Projetos vencedores do prêmio Detran de Educação para o trânsito, 2017 e 2018

Entrevista tv cultura

Fuja da fake, foque no fato

Dentro do campo da educação midiática, o projeto teve por objetivo levar o estudante a compreender o impacto das fake News na campanha de vacinação contra a Covid 19 e a ter um comportamento mais curador, crítico, seletivo no ambiente virtual a partir de um estudo sobre as Fake News. 

Confira a entrevista no botão saiba mais.

A montage blend of African American faces close up, both men and women with different shades and colors in skin tone.  Melanin beauty.

Parede sonora contra o racismo

Dentro do campo da educação midiática, o objetivo do projeto foi desenvolver nos estudantes uma leitura mais crítica de textos digitais e impressos que exploravam a temática do negro.

A partir de uma prática de multileituras  – charge, meme, música, cordel, livro  – os estudantes se apropriaram de um olhar leitor mais curador para perceberem como os diversos textos dialogavam na construção de um discurso racista.

Projeto-achonchego-da-leitura-glaucio-ramos-04

Projeto Aconchego da Leitura

Muitos fatores contribuem para a formação de um leitor; e entre eles estão o convívio da criança com um espaço atrativo de leitura e seu contato permanente com os mais diversos gêneros literários. Geralmente estes dois fatores concretizam, nas bibliotecas que um papel importantíssimo na promoção de leitores. No entanto a realidade brasileira é de carência de bibliotecas escolares.

SEJA UM APOIADOR
PRECISAMOS DO SEU APOIO CLIQUE NO BOTÃO SAIBA MAIS

Copyright © 2021 Professor Glaucio Ramos - Todos os direitos reservados