Minha trajetória

Quem é Glaucio Ramos

Glaucio Ramos Gomes

Paulista, Pernambuco

Doutor em Linguagem e Cultura, com foco em Análise do Discurso, autor de literatura infantil, contador de histórias, empreendedor social no campo de formação de leitores, formador de professores com mais dez anos de experiência, atuando nos campos da leitura, escrita, oralidade e projetos educacionais.Ganhador de diversos prêmios na área de projetos educacionais – Prêmio Espírito Público 2019; Professores do Brasil, 2018; Prêmio Maria da Penha vai à escola 2019; Prêmio Detran de educação 2017/2018.Autor e fundador do projeto social Leitura na Esquina – biblioteca itinerante.

Trajetória

O professor Glaucio Ramos, de Paulista, Pernambuco, é um grande apaixonado pelas palavras e enxerga nelas um meio de transformar realidades e alimentar sonhos. Sua convicção no poder da educação, fez com Glaucio escolhesse o serviço público há mais de uma década para construir maneiras criativas e eficazes de ensinar.

Descobriu sua vocação ainda no ensino médio quando começou a dar aulas de informática. “Eu não me vejo fazendo outra coisa. A educação é um leque muito grande. A sala de aula é um mundo e é preciso enxergar as possibilidades que ela tem”. O profissional público acredita que a educação é o pilar fundamental para desenvolvimento do país.

Glaucio tem brilho e sorriso na voz. Ele é contador de histórias, autor de livros infanto-juvenis e empreendedor social. Atualmente, ele é formador de professores de Língua Portuguesa e coordenador de bibliotecas escolares da Secretaria de Educação de Paulista. Além disso, desenvolve um trabalho para estimular a leitura dos alunos com uma biblioteca itinerante. O projeto surgiu após ele perceber que alunos de diversas escolas não tinham acesso aos livros.

A trajetória de Glaucio na educação serve de inspiração. Os projetos didáticos que desenvolveu transformaram a maneira de pensar o ensino de professores e também de alunos. Com doutorado em análise do discurso, a missão do profissional é transformar as aulas tradicionais em experiências mais interessantes para os alunos.

 “Eu comecei a trabalhar com projetos educacionais que são uma ferramenta formidável para tornar a aprendizagem envolvente e instigante. Usando esse método, eu pude trabalhar temas instigadores: história local via poesia, maioridade penal, pena de morte, aborto, leitura para cegos, feminicídio etc.”.

No ano de 2018, o professor criou o projeto “Olhos de Emoção”, ouvidos de fantasia: produção de audiolivro para estudantes cegos”. A iniciativa venceu a etapa estadual do 11º Prêmio Professores do Brasil, promovido pelo Ministério da Educação em 2018. A premiação valoriza educadores que contribuem para a melhoria do ensino. Além desse reconhecimento, o projeto gerou um impacto positivo nas salas de aula.

Glaucio vê a educação como um agente de mudança, e entende que toda e qualquer prática educacional precisar ter impacto social, transformação na realidade do estudante e dos que estão ao seu redor. O que impulsiona as ações desse professor é a crença de que sempre é possível mudar a realidade que não é um estado dado, acabado, mas um momento passível de mudança, de transformação. Assim, para o Glaucio, os desafios da educação não são obstáculos, mas combustível, estímulos para se pensar em soluções inovadoras, porque, o foco, nunca será no problema, mas sim na solução.

serviços oferecidos

Assessoria educacional: projetos educacionais e formação de professores nas áreas de leitura escrita e oralidade.

PROJETOS EDUCACION AIS

A aprendizagem baseada em projetos é o método que hoje direciona as escolas inovadoras que não estão só focadas em conteúdos, mas na formação de sujeitos integrais que veem um sentido social para o que aprendem. Assim, com a nossa experiência em projetos, sua escola proporcionará aos alunos uma aprendizagem que articula o conhecimento curricular com as práticas sociais.

FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Investir na formação de professores é trazer um resultado imediato para sua instituição. Nos campos da leitura, escrita e oralidade, para os anos inicias e finais do Ensino Fundamental, temos uma série de formações que darão aos professores saberes e didáticas diferenciados para a prática de ensino.

Dentre os temas, temos:
• Poesia: leitura, escrita e declamação
• Poesia e história local
• Literatura de cordel
• Produção de audiolivro para cegos
• Leitura crítica contra o feminicídio

CONTAÇÃO DE HISTÓRIA - APRESENTAÇÕES E OFICINAS

Sendo uma arte milenar, a contação de história contribui para o desenvolvimento humano e é uma forte aliada para a formação de leitores. A nossa experiência com essa arte pode ampliar o repertório cultural dos alunos que vivenciarão a magia da literatura por meio da música e da brincadeira com o livro, que é um elemento diferenciado em nossa contação de história. Também oferecemos oficinas para os professores aprenderem as técnicas da contação de história.

 

PARCERIA COM O PROJETO “LEITURA NA ESQUINA"

“Leitura na Esquina” é uma biblioteca itinerante que visita escolas públicas realizando empréstimo de livros e contação de histórias. A escola privada, ao nos convidar, recebe uma apresentação de contação de história e, em contrapartida, realiza uma campanha de doação de livros com os alunos. É uma bela forma de desenvolver neles o senso de responsabilidade social com os menos favorecidos.

projetos premiados

PROJETO “LEITURA NA ESQUINA"

É um projeto que vem sendo desenvolvido desde 2017 e que tem contribuído fortemente para a formação de leitores por meio das práticas de empréstimo de livros, contação de história e jogos de leitura.

 

AUDIOLIVRO PARA ESTUDANTES CEGOS

O projeto foi desenvolvido com estudantes do 7º ano que tinham aversão à literatura e sérios problemas de leitura oral: leitura sem variação de entonação, desrespeito à pontuação, sem interpretação vocal. Ao lerem para pessoas cegas, os alunos qualificaram suas leituras e passaram a ter maior interesse pelos gêneros literários.

Reportagem: https://www.youtube.com/watch?v=TqaJjQdF5W8&t=40s

AÇÃO EDUCACIONAL: A VIDA SOBRE DUAS RODAS

O projeto, desenvolvido com estudantes do 8º ano, visou discutir a problemática social dos acidentes com motociclistas. A partir da produção de faixas e panfletos, os alunos qualificaram suas competências leitora e escritora e vivenciaram o aprendizado com a exibição das faixas e a entrega dos panfletos no sinal de trânsito.

FORMAÇÃO DE PROFESSORES

GALERIA DE MATÉRIAS

Confira um pouco sobre minha presença midiática, algumas matérias, notícias e entrevistas. 

SEJA UM APOIADOR
PRECISAMOS DO SEU APOIO CLIQUE NO BOTÃO SAIBA MAIS

Copyright © 2021 Professor Glaucio Ramos - Todos os direitos reservados