CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS

CONHEÇA O UNIVERSO DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIA

Sendo uma das artes mais antigas da humanidade, as narrativas orais, também conhecidas como contação de história, são a expressão da ancestralidade do ser humano. Foi e é por meio das histórias que nos constituímos enquanto sujeitos morais, éticos, espirituais e estéticos. Se você buscar em sua memória, verá que muito do que você é resulta das histórias, com ou sem fundo moral, que você ouviu ou leu. Somos sujeitos de linguagem, e isso significa que é pela linguagem, nas suas múltiplas formas – som, imagem, gesto, forma – que nos constituímos enquanto ser social. A confirmação de que somos constituídos pelas histórias está no falo de elas estarem em tantos lugares, todos o dias: conversas, livros, música, filme, novelas, pinturas, dança…sim, vivemos mergulhados nas histórias. Quem nunca foi tocado por uma bela história?

Só quem conta histórias, com entrega, pode sentir a profundidade do olhar de uma criança ou de um adulto que é arrebatado pela voz de um narrador ou narradora. Isso significa que contar histórias é um gesto amoroso, generoso, estético, social e, nesse ponto, também político. A minha trajetória nesse universo de fantasia começou em 2014, com o nascimento do meu filho, João.

Ao fazer um curso para contar histórias pra ele, me descobri narradorde histórias. Desde então, tenho a contação de história como terapia, momento em que me entrego ao fazer artístico com tudo que ele pede: muita leitura, criatividade, planejamento, ensaio, ensaio, ensaio… Tudo para entregar ao público o que ele merece: arte da boa.


A vida me reservou, por meio da histórias, um novo rumo para minha formação humana e profissional. Hoje, tenho o privilégio de poder participar da construção imaginária e humana de muita gente por meio da contação de histórias, dos livros que escrevo e através do meu projeto LEITURA NA ESQUINA. Então, é isso. As histórias me trouxeram até você para que, juntos, escrevamos novas histórias.

Trajetória

O professor Glaucio Ramos, de Paulista, Pernambuco, é um grande apaixonado pelas palavras e enxerga nelas um meio de transformar realidades e alimentar sonhos. Sua convicção no poder da educação, fez com Glaucio escolhesse o serviço público há mais de uma década para construir maneiras criativas e eficazes de ensinar.

Descobriu sua vocação ainda no ensino médio quando começou a dar aulas de informática. “Eu não me vejo fazendo outra coisa. A educação é um leque muito grande. A sala de aula é um mundo e é preciso enxergar as possibilidades que ela tem”. O profissional público acredita que a educação é o pilar fundamental para desenvolvimento do país.

Glaucio tem brilho e sorriso na voz. Ele é contador de histórias, autor de livros infanto-juvenis e empreendedor social. Atualmente, ele é formador de professores de Língua Portuguesa e coordenador de bibliotecas escolares da Secretaria de Educação de Paulista. Além disso, desenvolve um trabalho para estimular a leitura dos alunos com uma biblioteca itinerante. O projeto surgiu após ele perceber que alunos de diversas escolas não tinham acesso aos livros.

A trajetória de Glaucio na educação serve de inspiração. Os projetos didáticos que desenvolveu transformaram a maneira de pensar o ensino de 

professores e também de alunos. Com doutorado em análise do discurso, a missão do profissional é transformar as aulas tradicionais em experiências mais interessantes para os alunos. “Eu comecei a trabalhar com projetos educacionais que são uma ferramenta formidável para tornar a aprendizagem envolvente e instigante. Usando esse método, eu pude trabalhar temas instigadores: história local via poesia, maioridade penal, pena de morte, aborto, leitura para cegos, feminicídio etc.”.

No ano passado, o professor criou o projeto “Olhos de emoção, ouvidos de fantasia: produção de audiolivro para estudantes cegos”. A iniciativa venceu a etapa estadual do 11º Prêmio Professores do Brasil, promovido pelo Ministério da Educação em 2018. A premiação valoriza educadores que contribuem para a melhoria do ensino. Além desse reconhecimento, o projeto gerou um impacto positivo nas salas de aula.

A vontade de melhorar a educação e garantir um ensino de qualidade para a população são combustíveis do profissional público. Glaucio idealizou muitos projetos como a Parada da leitura, Geladeira literária, Circulando leitura e Olimpíada Municipal de Língua Portuguesa. Transformando o acesso a cultura e educação dos 19 mil alunos da rede de ensino de Paulista e também de outros moradores da cidade.

FORMAÇÃO DE PROFESSORES

GALERIA DE MATÉRIAS

Confira um pouco sobre minha presença midiática, algumas matérias, notícias e entrevistas. 

SEJA UM APOIADOR
PRECISAMOS DO SEU APOIO CLIQUE NO BOTÃO SAIBA MAIS

Copyright © 2021 Professor Glaucio Ramos - Todos os direitos reservados