ORIGEM DO PROJETO LEITURA NA ESQUINA
O projeto Leitura na Esquina surgiu em 2017 quando constatamos que em nossa cidade, Paulista/PE, havia um déficit de bibliotecas escolares. A partir dessa realidade, providenciamos o trailler e conseguimos o acervo através de doações. Desde então, percorremos as escolas públicas e comunidades realizando empréstimos de livros, contação de história e jogos de leitura. Além dessas atividades, o Leitura na Esquina tem mais duas ações focadas na formação de leitores: Projeto aconchego da leitura e o Paulista de carona com a poesia. O “Aconchego da leitura” é um projeto que busca implantar espaços de leitura em escolas públicas que não têm bibliotecas. Já o “Paulista de carona com a poesia” é um concurso de produção de poemas. Os poemas vencedores circulam dentro dos ônibus da cidade. Saiba mais sobre esses projeto nos links.
Conheça o projeto Leitura na esquina
Um projeto que vem sendo desenvolvido desde 2017
e que tem contribuído fortemente para a formação
de leitores.
CONFIRA
Reportagem da Globo Nordeste
Professor cria biblioteca móvel para estimular leitura entre crianças
Confira outras reportagens
Transformando Vidas Através Da Leitura
Professor da rede municipal de Paulista-PE, Gláucio Ramos é o responsável por esse projeto itinerante. Visitamos todos os meses as escolas da rede pública municipal, emprestando livros aos alunos e desenvolvendo atividades voltadas para a literatura. Nossa maior recompensa é ver as crianças animadas escolhendo os seus livros, que são posteriormente recolhidos pelo professor nas escolas após a leitura ser finalizada.
-LEITURA NA ESQUINA-
PROJETO ACONCHEGO DA LEITURA
Muitos fatores contribuem para a formação de um leitor; e dentre eles estão o convívio da criança com um espaço atrativo de leitura e seu contato permanente com os mais diversos gêneros literários. Geralmente, esses dois fatores se concretizam nas bibliotecas, que têm um papel importantíssimo na promoção de leitores. No entanto, a realidade brasileira é de carência de bibliotecas escolares. De acordo com a Agência Brasil – 2020, há, no Brasil, 179.533 escolas de educação básica. Desse universo, segundo o anuário Brasileiro da Educação Básica – 2019,
apenas 45,7% contam com bibliotecas ou salas de leituras. A Lei 12.244/2010 estabelecia até Maio de 2020 para a universalização de bibliotecas nas escolas públicas e privadas brasileira. Como esse prazo não foi cumprido, a lei foi prorrogada para 2022. Nesse contexto, é difícil para a escola ajudar no processo de formação de leitores, que, muitas vezes, só têm acesso ao livro na ambiente escolar. É essa realidade que justifica a criação do projeto “ACONCHEGO DA LEITURA” que visa implantar espaços mínimos de leitura para as crianças nas escolas municipais.
-LEITURA NA ESQUINA-
PROJETO PAULISTA DE CARONA COM A POESIA
O projeto tem por objetivo possibilitar, aos usuários do transporte público, da cidade do Paulista, uma experiência de leitura do gênero poético durante as viagens. É um momento para parar e ser tocado, acolhido pela arte poética em meio ao desconforto de um ônibus lotado. O projeto acontece a partir da realização de um concurso de escrita de poemas.
Participam do concurso os estudantes da rede pública municipal do Paulista e os moradores da cidade. Por meio de uma parceria com o Grande Recife Consórcio de Transporte Metropolitano, os poemas selecionados são fixados em papel A3 nos ônibus de algumas linhas que circulam dentro da cidade do Paulista. Os autores dos poemas selecionados participam de uma cerimônia de premiação.
-PROJETO-
LEITURA SOLIDÁRIA
O objetivo do Leitura solidária é qualificar a leitura oral dos estudantes, gerando maior interesse pela leitura, e desenvolver neles competências socioemocionais – empatia, solidariedade.
O projeto ocorre a partir da preparação dos alunos que, em equipes, ensaiam as leituras que serão realizadas para idosos e crianças em casas de longa permanência e hospitais. Além da leitura, os estudantes também fazem doações de alimentos e materiais de higiene pessoal para os idosos.
-PROJETO-
LEITURA DA ESPERA
O objetivo desse projeto é portunizar, aos usuários das unidades básicas de saúde, um momento de formação cultural por meio da leitura, enquanto aguardam pelo atendimento. No projeto, a partir da mediação do professor, os estudantes participam do processo de curadoria dos livros que vão para as estantes.
Eles leem os livros, debatem e decidem quais irão para os postos de saúde. A cada dois meses o acervo é trocado. Os livros podem ser lidos nas unidades de saúde ou serem levados em caráter de empréstimo.
Marcas que apoiam nosso projeto
FORMAÇÃO DE PROFESSORES
GALERIA DE MATÉRIAS
Confira um pouco sobre minha presença midiática, algumas matérias, notícias e entrevistas.
Seja um apoiador ou apoiadora do nosso projeto
Para apoiar o projeto leitura na esquina entre em contato conosco e saiba como você pode ajudar a transformar vidas através dos livros e da contação de histórias.