Como combater a Fake News nas salas de aulas

Como combater a Fake News nas salas de aulas

Uma pesquisa recente (https://canaltech.com.br/seguranca/brasileiros-nao-sabem-reconhecer-fake-news-diz-pesquisa-160415/) revelou que 62% dos brasileiros não sabem reconhecer uma fake news. Será que você está dentro dessa porcentagem? Você realmente sabe identificar uma fake news? Você sabe quais são as características de uma fake news? Costuma checar as notícias e mensagens que recebe antes de compartilhar? Já compartilhou algo e depois descobriu que era fake? O que você fez? Você achar que as fake news têm interferido na campanha de vacinação da Covid 19. Foram essas perguntas que fiz para meus alunos e o resultado foi que eles pouco sabiam sobre um tema relevante. Então, desenvolvi com eles uma projeto para que eles passassem a ter um comportamento mais crítico no que diz respeito às fake news e produzissem uma campanha contra as fake news e a favor da vacina. Quer saber como você também pode habilitar seus alunos para lidarem com as fake news? Fica por aqui.

DESCOBRINDO O QUE ELES SABEM

O primeiro passo é sondar os alunos para verificar o que eles sabem sobre o tema. Leve para sala alguns vídeos de reportagens com casos reais de fake news. Mostre, por exemplo, casos em que houve violência e mortes devido às fake news. Discuta com a turma para mostrar a gravidade do tema, mostrando como as fake news podem interferir em várias áreas sociais, como segurança, saúde pública, resultado de eleições. Feito isso, passe para a turma um pequeno questionário com as seguintes perguntas:  você sabe o que são fake news? Você realmente sabe identificar uma fake news? Você sabe quais são as características de uma fake news? Costuma checar as notícias e mensagens que recebe antes de compartilhar? Já compartilhou algo e depois descobriu que era fake? O que você fez? Essas respostas vão mostrar a você o que a turma já sabe e vai nortear sua proposta de atividade para a turma.

APRENDENDO A CHECAR FAKE NEWS

Para que os estudantes aprendam a identificar fake news, você precisa ensinar algumas estratégias

Estratégia 1: analisar a mesma notícias em sites diferentes:

Pesquise, de maneira coletiva, duas notícias em três sites diferentes. Nesse momento, aproveite para discutir um pouco sobre a diferença de discurso, de abordagem da notícia em cada fonte. Nessa atividade, chame a atenção dos discentes para a importância dessa estratégia, explicando que quando uma notícia é verdadeira, ela é publicada nos principais portais de notícia.

  • MESMA NOTÍCIAS EM SITES DIFERENTES SITES

Estratégia 2: Pesquisar a fonte da notícia

Apresente um notícia aos estudantes e pergunte-lhes sobre a autoria. Usando um buscador, faça uma pesquisa sobre o autor da notícia: formação, presença em portais de notícia, outras matérias produzidas pela fonte. Chame atenção dos alunos para a relevância de se pesquisar o autor da fonte para saber se é uma pessoa ou instituição de autoridade da na área.

Como combater a Fake News nas salas de aulas

Estratégia 3: Análise da linguagem da notícia

Apresente à turma, em papel ou slide, uma postagem falsa do Face book ou do Instagram com várias falhas de linguagem: erros ortográficos, baixa qualidade da imagem, mensagem apelativa do tipo corrente, ausência de data e autoria. Marque, na notícia, com cores diferentes, cada uma das falhas de linguagem e chame a atenção dos estudantes para cada falha, imitações de nomes de sites. A ideia é que eles compreendam que as Fake News têm marcas, identificadores característicos. Veja, na imagem abaixo, como nós fizemos

Como combater a Fake News nas salas de aulas

Estratégia 4: Pesquisa reversa de imagem

  • Use o quadro “Detetive fantástico”, do telejornal Fantástico, para mostrar aos estudantes vários casos de fake News que foram descobertas apenas pela análise do jogo de imagens. Explique aos estudantes que muitas fake News são criadas a partir da montagem de imagens e que é preciso estar atento para não ser enganado pela primeira impressão.
  • Mostre aos alunos uma fake News resultante de um montagem de imagens: https://www.e-farsas.com/fotografo-flagra-um-golfinho-sendo-levado-furacao-dorian-sera-verdade.html
  • Usando o Google, realize uma pesquisa reversa da imagem abaixo. Com isso, você pode explicar como é possível identificar uma fake News apenas fazendo uma pesquisa da imagem.
Como combater a Fake News nas salas de aulas

Estratégia 5: Conhecendo algum sites oficiais de checagem de notícia

Para finalizar, mostre à turma os sites oficias que são especializados em checagem de notícias. Veja alguns deles:

https://www.e-farsas.com/secoes/montagens

https://www.aosfatos.org/

https://piaui.folha.uol.com.br/lupa/2021/06/22/verificamos-montagem-foto-manifestacao-contra-bolsonaro-morro-candelaria/b

https://g1.globo.com/fato-ou-fake/

COMPROVANDO QUE APRENDERAM

Para encerrar a aula, apresente algumas notícias, de plataformas diversas (sites, Face book, Instagram, Whatsapp), e peça para que os estudantes as pesquisem para verificar sua veracidade. Comunique aos estudantes que eles precisam pesquisar usando diferentes estratégias. O objetivo é que eles rememorem tudo que foi estudado a partir do uso das diferentes ferramentas de checagem.

Gostou do conteúdo? Compartilhe

Posts relacionados

Siga-me

Posts recentes

Categorias
Glaucio Ramos

Glaucio Ramos

Doutor em Linguagem e Cultura, com foco em Análise do Discurso, autor de literatura infantil, contador de histórias, empreendedor social no campo de formação de leitores, formador de professores com mais dez anos de experiência, atuando nos campos da leitura, escrita, oralidade e projetos educacionais.Ganhador de diversos prêmios na área de projetos educacionais – Prêmio Espírito Público 2019; Professores do Brasil, 2018; Prêmio Maria da Penha vai à escola 2019; Prêmio Detran de educação 2017/2018.Autor e fundador do projeto social Leitura na Esquina – biblioteca itinerante.

SEJA UM APOIADOR
PRECISAMOS DO SEU APOIO CLIQUE NO BOTÃO SAIBA MAIS
×
×

Cart